Imagem capa - Restauração de Fotos Antigas por Celso Motta
Restuaração de Fotos Antigas

Restauração de Fotos Antigas


Em meados de 1826 surgiram os rumores sobre a criação da primeira máquina de fotografia, na França. O inventor seria um cientista chamado Joseph, mas foi só em 1835 que a primeira patente do instrumento foi feita, desta vez por Louis Jacques.

O fato é que existem diversas versões sobre sua origem. E, durante o tempo, diversas melhorias foram feitas para garantir a maior qualidade na captura de imagens.

Paralelo ao avanço da tecnologia - que evolui cada dia mais-, o ato de “congelar” uma imagem se tornou também arte, documentação histórica com marcos da humanidade ou em valorosos arquivos com valor afetivo.

A impressão das fotografias, hoje, não demora mais que alguns minutos em máquinas a laser. Todavia, há pouco mais que 20 anos, os trabalhos eram realizados em laboratórios, que revelavam os filmes das câmeras analógicas, quase extintas, mas que deixaram heranças históricas de outras décadas E, na maioria das vezes, encontram-se em estado físico comprometido, com danos do tempo.

A restauração se inicia na análise da fotografia. A partir disso, é analisado o grau de dificuldade e como cada detalhe pode ser reconstruído.

Além da foto restaurada, às vezes, é de grande ajuda um documento de referência para se observar o rosto ou ambiente. Os valores das manutenções variam de acordo com o grau de dificuldade.

Do início ao fim do processo, o prazo pode durar de três dias a uma semana. Segundo Mário, todos os casos têm salvação. “Faço cada detalhe com perfeição, é tudo realizado nos mínimos detalhes e conservo a estrutura original".

O que você está esperando para restaurar suas fotos antigas?

Entre em contato conosco e vamos trazer novamente vida a algo que o tempo e outros agentes vem destruindo.